sexta-feira, 24 de abril de 2009

"Guerra" aberta entre Manuela Moura Guedes e José Sócrates

Manuela Moura Guedes, jornalista e sub-directora da TVI, vai avançar com um processo judicial contra o primeiro ministro (PM) José Sócrates.

Na sequência de Negritouma entrevista dada ao canal televisivo RTP, o PM fez várias referências negativas ao Jornal Nacional de 6ª feira, apresentado por Manuela Moura Guedes, a qual considera tais afirmações como "injuriosas".

"Colocou em causa o trabalho sério, rigoroso e fundamentado de toda uma equipa de jornalistas de um jornal da TVI que é o mais visto de todas as televisões portuguesas”, disse a jornalista.

Manuela Moura Guedes, garantiu ainda que o primeiro-ministro “não cala os jornalistas da TVI com as ameaças e críticas aos jornalistas da TVI, especialmente aqueles que fazem investigação fundamentada para o Jornal Nacional”. “Tentou tirar credibilidade à seriedade e rigor do jornal mais visto e mais procurado pelos portugueses. Não vai conseguir e vai responder em tribunal”, acrescentou.

Verdade seja dita, as palavras citadas pelo primeiro ministro naquela entrevista feita por Judite Sousa e José Alberto Carvalho, não são, de longe, palavras que queiram ouvir da boca de um indivíduo que esteja a comandar o governo de portugal.

Será que o sr. primeiro ministro ainda não percebeu que esta metido numa "alhada" com o mediático caso freeport? E será que tais declarações contra a TVI, não serviram para levantar mais uma polémica, fazendo com que os portugueses esqueçam o caso de pagamentos ilícitos para o aprovamento da superfície comercial construída em área protegida? Não seria melhor, o PM aproveitar o facto de estar numa estação de televisão para fazer declarações sobre o estado catastrófico da economia e das dificuldades que o nosso país está a atravessar?

É sempre importante relembrar que quem não deve não teme e que José Eduardo Moniz, director geral da TVI, não dia seguinte à entrevista polémica do PM à RTP, aproveitou um dos momentos do Jornal Nacional para, em nome da empresa e de todos os trabalhadores que dela fazem parte, expressar o seu descontentamento de tais afirmações.


Isto ainda vai dar "pano para mangas".

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Sabem o que é a TANOREXIA?


Dizem por aí que o melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, sofre de obsessão pelo corpo bronzeado. E há cada vez mais definições de comportamentos excessivos.

Tanorexia soa a doença relacionada com anorexia, mas não tem nada em comum. Ora vejamos!


A palavra surgiu nos jornais britânicos no passado Verão e rapidamente várias revistas around the world (em todo o mundo) revelaram aos seus leitores o novo problema da moda: a obsessão pela pele bronzeada. O exemplo mais conhecido é o futebolista madeirense Cristiano Ronaldo.

A palavra é, no mínimo, bizarra (conjuga o inglês tan, que significa bronzeado, com a terminação rexia), mas parecida com a anorexia. Tal como esta e muitas outras que surgiram nos últimos anos, a palavra designa um distúrbio comportamental. No entanto, poucas são consideradas doenças. Apenas a ortorexia nervosa e a vigorexia foram aceites pela classe médica como comportamentos excessivos.

A sexualidade masculina também deu origem a uma lista de novas palavras. A primeira a surgir foi metrossexual, que se vulgarizou de tal maneira que, em 2004, o dicionário da Porto Editora incluiu-a entre as mais de 900 mil palavras portuguesas. Mas entretanto já surgiram muitos outros conceitos. Basta verem na lista que se segue para actualizar o dicionário.
  • Metrossexual - Homem obcecado por produtos estéticos e cuidados com o corpo, tradicionalmente femininos;
  • Gastrossexual - Homem que adora cozinhar;
  • Turbossexual - Homem muito sexual que satisfaz o seu desejo com qualquer tipo de pessoa;
  • Retrossexual - Homem que não gasta dinheiro com a sua aparência ou estilo de vida (o oposto de metrossexual);
  • Ecossexual - Pessoa com elevado sentido estético aliado a preocupação ambiental;
  • Tecnossexual - Homem com elevado sentido estético mas viciado em gad-gets;
  • Pomosexual - Com sexualidade pós-moderna em que não existem rótulos bissexual ou homossexual;
  • Ubersexual - Homem heterossexual, másculo, mas em contacto com o seu lado feminino;
  • Tanorexia - Obsessão pelo corpo bronzeado;
  • Vigorexia - Fixação por exercício físico;
  • Ebriorexia - Alimentação apenas com bebidas alcoólicas, com o objectivo de emagrecer;
  • Ortorexia - Obsessão por alimentos saudáveis;
  • Brideroxia - Loucuras que uma noiva faz para emagrecer antes do casamento;
  • Pregorexia - MulNegritoheres grávidas que sofrem de anorexia;
  • Wannarexia - Pessoas que tentam ser anoréticas sem conseguirem;
  • Manorexia - Homens que sofrem de anorexia.