sábado, 29 de novembro de 2008

Flutue e relaxe profundamente...

Imagine a experiência de ausência de gravidade...

Imagine a sensação de não sentir o peso do seu corpo...

Imagine poder flutuar sem qualquer tipo de esforço num ambiente de intimidade e segurança, onde a tranquilidade da ausência de estimulos vai libertar os seus sentidos numa experiencia única de relaxamento.

Estamos constantemente sujeitos a tensões e preocupações que nos causam stress, irritação e cansaço, e que limitam as nossas capacidades de responder de uma forma adequada as exigências do dia-a-dia. 0 flutuário permite que se liberte das pressões exteriores e recupere toda a sua energia, enquanto equilibra corpo e mente, para que viva um quotidiano mais tranquilo.
Flutuar tem inúmeros benefícios, já reportados há várias décadas, não só pelos utilizadores, mas também pela comunidade científica que efectuou estudos clínicos acerca dos efeitos da flutuação.
A experiência de flutuação é procurada por uma grande diversidade de utilizadores, existindo vários tipos de profissões e perfis pessoais que podem tirar dela um forte proveito.

Desde aqueles que pretendem apenas relaxar, a outros que estão sujeitos a um quotidiano intenso e que procuram uma forma de aliviar o stress, passando pelos atletas que procuram precaver e recuperar de lesões e também melhorar as suas performances, são variadíssimos os exemplos de pessoas que fazem desta experiência um hábito.

A flutuação beneficia as pessoas com problemas de insónia ou que por falta de tempo não conseguem dormir o suficiente. Isto porque uma hora de flutuação é equivalente a 4/6 horas de sono.

Esta compensação do sono e a redução da fadiga é também bastante útil para quem viaja frequentemente de avião e procura compensar os efeitos do jet-leg. O flutuário é também uma boa solução para recuperar da intensidade e dos excessos nocturnos, e melhora significativamente a qualidade do sono.

As grávidas que pretendam reduzir algum mau estar próprio deste período, assim como pessoas com frequentes dores musculares e nas articulações, são grandes adeptas da flutuação já que encontram nesta prática resultados rápidos para os seus problemas.

Flutuar melhora a circulação sanguínea, a distribuição de oxigénio e de nutrientes pelo organismo e reduz a pressão arterial, a pulsação, o ritmo cardíaco e o consumo de oxigénio.

O sal Epson utilizado nos flutuários tem várias propriedades terapêuticas. Actua na suavização e rejuvenescimento da pele, previne do aparecimento de celulite e ainda contribui para a eliminação de toxinas do corpo.

Por toda a Europa e nos Estados Unidos existem clínicas especializadas na utilização dos flutuários para fins exclusivamente terapêuticos, existindo várias Universidades e departamentos científicos que se dedicaram à investigação deste tipo de tratamento denominado por R.E.S.T. - Restricted Environment Stimulation Therapy.

Para mais informações visitem o site: http://www.float-in.pt/

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Solários: aumenta a frequência mas diminui a informação

Os solários enchem-se de pessoas que procuram o bronzeado fácil sem saber que outras consequências pode ter esta prática. Os médicos alertam para os malefícios do solário.

Apesar de ser uma prática durante todo o ano, é agora, no Inverno/Primavera, que as pessoas mais frequentam os solários para, dizem, se “sentirem bem”. Apesar de não haver, em Portugal, legislação sobre a matéria, os solários afixam regras de utilização (nas cabines e no restante espaço). Apesar disso, as pessoas desconhecem alguns malefícios e têm uma ideia errada das suas virtudes.
Glória Meireles faz solário no inicio da Primavera para conseguir um bronze “aceitável”, diz. A utente acredita que “o solário previne o cancro de pele porque prepara a pele para uma exposição posterior". Glória pensa que se não fizer solário para preparar a pele, no primeiro dia de praia o sol é mais perigoso.

Fernando Ribas, director do serviço de Dermatologia do Instituto Português de Oncologia, diz que o problema “é que muitas vezes as informações veiculadas nos solários são erradas”. O dermatologista lamenta que em Portugal esta matéria não esteja legislada e acrescenta: “muitas vezes as próprias pessoas que estão à frente dos solários (o que é mais grave), demonstram uma ignorância grande sobre os aparelhos que utilizam. Não fazem advertências às pessoas”.

Indivíduos com doenças cutâneas, sensibilidade ao sol ou pessoas que estão a fazer medicação fotosensivel não podem fazer solário. O dermatologista afirma que isto não é dito às pessoas nos solários. Graça Andres, distribuidora de máquinas de solário e representante da SportoArredo em Portugal explicou que os solários muitas vezes não afixam a matrícula do aparelho. É isso mesmo, não leu mal: as máquinas de solário são vendidas com uma matricula que especifica, entre outras caracteristicas, a potência que estas têm.

Fazer solário é um comportamento de risco.

Ir ao solário é equivalente a uma exposição excessiva ao sol. Ambos são comportamentos de risco. Fernando Ribas avisa que “a pele do ser humano caucasoíde, de raça branca, não tem condições para se proteger da exposição solar intensa que lhe estamos a infligir”. Os dermatologistas desaconselham a utilização do solário que, dizem, provoca o envelhecimento precoce da pele e pode provocar o cancro de pele. Por um lado, “as máquinas têm uma radiação muito intensa e concentrada Ultra Violeta A (UVA), a radiação mais responsável pelo envelhecimento da pele, que em doses maciças é bastante prejudicial à pele”, diz Fernadno Ribas. Por outro lado, “têm uma radiação cancerigena associada, a Ultra Violeta B (UVB), que mais frequentemente provoca o terrível melanoma maligno”.

Há pouco tempo, a Academia Nacional de Medicina veio a público dizer que os solários deviam ser fortemente desaconselhados e regulamentados. No relatório "Sol e Saúde", a academia classificou os solários como um grave problema de saúde pública. A declaração chega numa altura em que os conhecimentos sobre a radiação ultravioleta estão mais consolidados, entre a comunidade cientifica pelo menos.

Susie Guedes, proprietária do Solário Bronze Dourado, explicou à imprensa que optou por ter máquinas de baixa potência: “aqui só temos máquinas 500. Entendo que servem perfeitamente para bronzear. As pessoas conseguem ficar morenas nestas máquinas que são menos agressivas”. As máquinas de solário podem ter uma potência até 800. A proprietária faz advertências aos utentes mas diz: “não podemos obrigá-los a cumprir”. Susie Guedes aconselha as pessoas de pele branca e que fazem solário pela primeira vez a fazerem 8 minutos e depois aos poucos irem aumentando esse tempo. Mas ainda assim, há pessoas que querem fazer os 28 minutos (máximo para o qual estão reguladas estas máquinas).

Fonte: Jornalismo Porto Net (JPN) - Ana Isabel Pereira

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Os Cursos Superiores que "empregam" mais


O curso de Medicina da Universidade de Coimbra é o líder da tabela dos cursos nacionais com maior empregabilidade. Para além da saúde, o top ten inclui ainda licenciaturas no domínio das engenharias e até do ensino, revela o “Jornal de Notícias”, citando dados do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

1º Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra;

2º Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico da Universidade Aberta;

3º Enfermagem da Escola Superior de Dr.Ângelo Fonseca;

4º Complemento de Formação em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de C. Gulbenkian, da Universidade do Minho;

5º Ciências da Engenharia – Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico - Universidade Técnica de Lisboa;

6º Medicina Dentária do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz;

7º Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem Maria Fernanda Resende;

8º Ciências da Engenharia – Engenharia Informática e de Computadores do Instituto Superior Técnico Universidade Técnica de Lisboa;

9º Ciências da Engenharia – Engenharia Electrónica e de Computadores do Instituto Superior Técnico Universidade Técnica de Lisboa;

10º Informática da Universidade Portucalense Infante D. Henrique.

Nota: Lista baseada no número de desempregados registados com conclusão do curso entre 2005 e 2008 e número de diplomados nos últimos três anos (2005-2007).

sábado, 22 de novembro de 2008

O Fantasma da anorexia de Rita Pereira

Rita Pereira nunca pensou que emagrecer seis quilos lhe traria tantas dores de cabeça. A revista "Nova Gente" desta semana afirma que a actriz já perdeu 15 kgs e insinua que se ela mantiver a sua dieta, supostamente de 600 calorias por dia (o normal para mulheres é 2000 calorias diárias), vai acabar anoréctica.
A protagonista da novela "Feitiço de Amor" nem quer acreditar que o seu corpo esteja a ser motivo de falatório. "O ano passado era gorda, este ano sou anoréctica. Para o ano vamos ver o que serei", disse Rita ao jornal "24 Horas".

Foi em Junho deste ano, na apresentação de "Feitiço de Amor", que Rita Pereira apareceu bastante mais magra. Na altura, explicou que aproveitou uma pausa de vários meses no trabalho para cuidar do corpo, com uma rotina de actividade física e uma alimentação equilibrada. Desde então, parece não ter engordado um grama.

Agora, a actriz repete que é bastante saudável. "Perdi seis quilos e tenho uma alimentação equilibrada. Não tenho qualquer distúrbio alimentar", garantiu ela à imprensa, recentemente.

A especulação surgiu depois de Rita Pereira ter desfilado em lingerie, na festa "Amoreiras Night Fever".

A revista "Nova Gente" pôs lado-a-lado imagens de Rita e de Isabel Figueira, para comparar a "gordura" de ambas. "Sinceramente, acho a Isabel mais magra do que eu", declarou Rita.

Amy Winehouse - Mais do mesmo!!!



Pois é! A nossa amiga Amy Winehouse que cantou e encantou (ou não) na edição do Rock in Rio 2008, voltou a envolver-se em situações um pouco embaraçosas. Desta vez agrediu, mais uma vez, um fotógrafo da imprensa britânica que se encontrava a fotografar a cantora. Ao que parece, Amy não gostou que o fotógrafo registasse aquele momento com a sua objectiva e, talvez por não estar no seu perfeito juízo, partiu para a violência.

E a grande revelação chegou esta semana à imprensa portuguesa. Quem pensava que a relação de Amy com o seu marido estava de pedra e cal, esqueça tudo!


Amy já contactou vários advogados para tratar secretamente do seu divórcio de Black Fielder-Civil, que saiu da prisão no passado dia 6 de Novembro. Nesse mesmo dia, a cantora, de 24 anos, ter-se-á informado acerca de questões legais resultantes de um divórcio, com receio que o marido fique com a sua fortuna, avaliada em 14 milhões de euros...